sexta-feira, 27 de março de 2009

Num dos dias frios de Novembro, fizemos um jogo, o “Dominó dos sons e dos grafemas”. Vamos explicar!
Organizámo-nos em equipas de 2 jogadores (um do 1.º ano e outro do 4.ºano). A cada equipa a professora forneceu um conjunto de peças, depois de baralhadas e escolhidas aleatoriamente. A face de cada uma das peças estava dividida em duas partes: num lado existia uma imagem e no outro lado um conjunto de bolinhas. A professora disse-nos que a cada bolinha correspondia uma letra. Para o jogo também existia um dado.

O jogo começou assim: o primeiro jogador (4.º ano) de uma equipa coloca uma peça sobre a mesa, o segundo jogador dessa equipa (1.º ano) lança um dado. Conforme a face mostrada pelo dado, o aluno deve dizer a sílaba destacada (a inicial, a intermédia ou a final) referente à imagem da peça de dominó colocada pelo seu parceiro. O jogo passa para a equipa seguinte, que deve colocar uma peça de forma a continuar o jogo correctamente.

Quando chegamos ao fim do jogo...

... todos em conjunto criamos duas listas, a lista dos sons “g = j, j” e a lista dos sons “ch, x”. Fizemos no quadro e depois no papel.

Os alunos do 1.º ano pintaram, recortaram, distribuíram… os do 4.º ano refizeram as listas por escrito, trabalhando depois as palavras.

Sem comentários: